sábado, 8 de novembro de 2008

O que são Podcasts? O que é Podcast? Do que se trata Podquest?

Muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é, realmente, um podcast, e muita gente também confunde podcast com o iPod ou, no mínimo, acha que uma coisa está atrelada à outra. O que é errado.




















Podcast é uma rádio digital com programação personalizada, específica. É um novo tipo de comunicação e mídia, com programas que podem variar de um minuto até mais de uma hora, dependendo do conteúdo. Inicialmente disponíveis apenas em formato de áudio, eles já evoluíram e hoje oferecem também a transmissão de fotos e inclusive vídeos, pela internet.

O termo “podcast”, em si, foi citado pela primeira vez em 12 de fevereiro de 2004, no jornal britânico The Guardian. Ele é formato pela união de iPod (o MP3 player mais famoso e querido no mundo, fabricado pela Apple) e broadcasting, que significa transmissão de dados em massa.

Porém, foi apenas em setembro do mesmo ano que Dannie Gregoire utilizou o termo para descrever o processo inventado por Adam Curry, que se utiliza da tecnologia RSS para a transmissão dos podcasts.

Adam Curry, ex-VJ da MTV, é um dos defensores da viabilidade do podcasting como negócio. “Vai matar o modelo de rádio comercial”, acredita ele, cujo Daily Source Code, com programação diária, tem dezenas de milhares de ouvintes. “A nova geração, como a minha filha de 14 anos, não ouve rádio. Eles estão no MSN, têm seu iPod, seu MP3 player, seu Xbox.”

Os podcasts são arquivos de áudio (variam, dependendo da escolha do podcaster, e de suas disponibilidades técnicas, de formato: MP3, AAC/.M4A, OGG etc.) disponibilizados em sites através de feeds RSS, que são arquivos que utilizam uma tecnologia/linguagem especial que eliminam a necessidade do usuário acessar o site para obter seu conteúdo.










A leitura de arquivos RSS, e mais especificamente, feeds RSS de podcasts, pode ser feita por softwares chamados de agregadores, ou até mesmo, e simplesmente, o iTunes, da Apple, que foi um dos grandes responsáveis pela popularização de podcasts mundo afora, a partir da sua versão 4.9. O iTunes é disponibilizado gratuitamente para download, tanto para Mac quanto para Windows.

A grande diferença entre podcasting e rádios comuns é que nele cada usuário pode personalizar a sua programação. O novo meio permite que o ouvinte faça, escolha e ouça a programação, como e quando bem entender.