domingo, 7 de dezembro de 2008

Pesquisa e Prática em Educação II

Avaliação Construtivista














Lendo "Para uma Avaliação Construtivista", de Lino de Macedo, entendi que a forma
construtivista de avaliar compreende duas perspectivas, uma funcional e outra estrutural.

A primeira analisa e descreve o sujeito psicológico e, a segunda, o sujeito epistêmico.

É preciso ouvir a criança para emitir um parecer avaliativo.

Não é aceitar tudo, ser tolerante, mas sim respeitar e privilegiar a expressão do pensamento
da criança.

Há que se repensar a avaliação tradicional, não há receitas prontas.

PEDAGOGIA DE WALDORF

O austríaco Rudolf Steiner, criador dos estudos antroposóficos, que deram origem ao método Waldorf. Para Steiner, a vida escolar também é, como para Freinet e Montessori, uma vida em conjunto, de respeito, distribuição de responsabilidades e afeto.

O professor deve ser o mesmo da 1ª à 8ª série, permitindo um conhecimento profundo do aluno. Segundo a teoria antroposófica, o desenvolvimento humano se dá em diversos estágios, todos com duração aproximada de sete anos.

O ensino deve respeitar estes estágios desenvolvendo-se de forma diferenciada em cada um.

A experimentação, aqui, também é fundamental para o aprendizado.

O método de avaliação das escolas Waldorf também é qualitativo, no sentido de dar retorno ao professor sobre o grau de desenvolvimento do aluno.

Não há repetições de ano e nem atribuições de notas no sentido usual.

As diferentes formas de avaliação

A Lei de Diretrizes e Bases de 96 deu plenos poderes às instituições de ensino superiores para criarem seus próprios critérios e métodos de avaliação. Dá para imaginar que, além do vestibular tradicional, aquele que todo mundo conhece, existem inúmeras outras formas de avaliação. Vale lembrar que é o próprio candidato quem deve se informar sobre o sistema de avaliação utilizado na instituição em que ele pretende ingressar.

Vamos listar àqueles mais utilizados nas grandes instituições brasileiras.

Vestibular tradicional
Esse tipo de avaliação é realizado na grande maioria em duas etapas. A primeira é composta por questões objetivas de múltipla escolha, comuns a todos os candidatos de todos os cursos. A correção se dá por meio de leitura ótica e é essa primeira etapa que dá a nota de corte de todos os cursos. A segunda etapa é conhecida como “discursiva”. O candidato deve responder questões discursivas relacionadas à área do curso escolhido. Algumas instituições que utilizam o vestibular tradicional: UFPR e UFSC.

Enem
Os estudantes que estão terminando ou que já tenham concluído o ensino médio podem fazer a prova do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Esse exame é opcional, porém, muitas instituições têm utilizado as notas dos alunos com os mais variados critérios. Algumas instituições destinam parte de suas vagas para candidatos que tenham prestado o Enem. Outras estipulam uma média que o estudante deverá atingir no Enem para que possa usar sua nota como forma de ingresso. Outras ainda utilizam a combinação da nota do Enem com a nota no vestibular. Os estudantes de escolas públicas não precisam pagar a taxa de inscrição para prestarem a prova, que normalmente é realizada em agosto. A UNESP, a Unicamp e a FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular) entidade que realiza o vestibular da USP, utilizam notas do Enem no processo seletivo.

Análise do histórico escolar e currículo
A classificação é feita pela média aritmética (geralmente simples) de todas as notas obtidas pelo candidato no ensino médio. Cursos de idioma, informática e outros, podem significar pontos extras para os candidatos. Esse tipo de avaliação não é muito comum. Instituição que utiliza essa forma de avaliação: UnC.

Avaliação seriada
Para participar desse tipo de avaliação o aluno deve se inscrever logo no 1º ano do ensino médio. São realizadas três provas, uma no final de cada ano do ensino médio. Cada prova é composta por questões relativas a assuntos estudados durante o ano em questão. Após o término da terceira prova se obtém a média final. O aluno também pode optar por prestar o vestibular tradicional e depois disso escolher a sua melhor nota para concorrer a uma vaga na instituição. A grande vantagem desse sistema é que o aluno pode ir melhorando sua nota ano a ano. Instituição que utiliza o sistema de avaliação seriada: UnB.

Habilidade específica
Trata-se da avaliação de noções práticas e teóricas sobre a área do curso que o candidato pretende cursar. Alguns cursos como Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas e Música podem ter provas de habilidade específica. Instituições que utilizam essa forma de avaliação: Universidade Mackenzie e UNEB.

Aptidão física
Normalmente são testes que verificam se o candidato possui resistência e está apto para realizar todas as atividades do curso. O curso de Ed.Física pode utilizar esse tipo de avaliação para eliminar parte dos candidatos. Quem utiliza esse sistema: USP.
Apesar das novas formas de avaliação, em especial o Enem, o vestibular tradicional continua a ser a principal forma de acesso à universidade..