quinta-feira, 6 de novembro de 2008

FLIPORTO - FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL



FLIPORTO - PORTO DE GALINHAS, Ipojuca, PE · 06/11 a 09/11












O Brasil literário estava distanciado do resto da América Latina, acredito que a FLIPORTO contribuiu para uma reaproximação. De uma maneira quase informal, possibilitamos uma aproximação entre os escritores com o público que participou ativamente dos painéis. Sempre buscando a troca de experiências, a curadoria organizou os painéis mesclando escritores brasileiros com estrangeiros para ressaltar a diversidade e estimular a troca de experiências. Se as duas versões iniciais da FLIPORTO colocaram a cidade de Porto de Galinhas no calendário cultural do Estado de Pernambuco, a terceira lhe deu um destaque entre os encontros literários nacionais e internacionais.
A partir de uma conjugação de lastro acadêmico atualizado com a vitalidade da presença do autor e do livro, em painéis estruturados conforme motivações estéticas e ideológicas, foi construída uma plataforma leve, ágil, mas consistente e profunda, no trato da literatura. Um formato de evento especial que retrata a experiência intercultural e a partir dela fez evoluir as exposições e debates, palestras, recitais, entrevistas e leituras.
Curiosas oficinas literárias, como a de poesia quéchua pelo peruano Odi Gonzales, chamaram a atenção do público para culturas ancestrais da América Latina, mostrando como a cultura maia, por exemplo, antecipou, em muitos séculos, a linguagem cifrada dos modernos computadores.
Na praia de Porto de Galinhas, antigo porto de escravos, nos dias 06 a 09 de novembro, dar-se-á o encontro/reencontro das etnias: escritores de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, debatendo temas de interesse comum com escritores brasileiros, hispano-americanos, autores portugueses e espanhóis estudiosos do pós-colonialismo, teóricos fundamentais contemporâneos dos estudos inter-étnicos e culturais. E dar-se-á a travessia do Atlântico, mas no sentido inverso ao dos navios negreiros que trouxeram ao nosso continente mais de 9 milhões de escravos, a partir dos primeiros anos do século XVI.
Aos 120 anos da Abolição, celebraremos o significado da África no Brasil e na América Latina, nós, afro-brasileiros, afro-latinos, latino-americanos a congregar os vários desdobramentos da diáspora africana nestes tempos pós-coloniais. Conscientes de suas vastas raízes, sabedores que os próprios iberos colonizadores já traziam dentro de si o sangue norte-africano, após oito séculos em que eles dominaram a península.



















A FLIPORTO acontece de forma descentralizada, com programações literária, social, infantil e gastronômica. Este ano, a festa amplia o leque de opções para os participantes ao incluir um circuito turístico-cultural e um circuito de artes visuais, com exposições de artes plásticas e de fotografia.

Quem estiver à distância, poderá acompanhar as discussões através de uma TV e Rádio ao vivo através da Internet. Tudo dentro da perspectiva característica da FLIPORTO, que não vê a literatura como mero entretenimento, mas como fator educacional de formação humanística, de equilíbrio existencial por meio da imaginação, como parte arquetípica e ancestral da cultura, como princípio ético/estético a preencher o vazio e fortalecer no homem a coragem, a resistência, o gosto da beleza, a busca de si mesmo, a solidariedade e a alegria de, através do texto literário, comemorar o sonho e a magia de estar vivo, por entre a injustiça, o sofrimento e o absurdo.

ANTÔNIO CAMPOS

Fonte:
http://www.overmundo.com.br/

Prestigiando a FLIPORTO 2008
Hotel Armação do Porto - 9 de novembro


9h – Homenagem ao Centenário de Machado de AssisPalestra : Antonio Carlos Secchin (ABL)Apresentação : Aleilton Fonseca(Bahia/Ufba)

















10h - Diálogos para não esquecerJosé Eduardo Agualusa (Angola)conversa com Luis Carlos Patraquim(Moçambique)Pepetela(Angola) conversa com Marcelino dos Santos(Moçambique)
Apresentação: Patrick Chabal
















12h30 - AULA SHOW -José Miguel Wisnik (SP – Brasil)e Arthur Nestrovski (SP/Brasil)Apresentação: Antônio Campos




















13h - SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Solenidade de entrega dos Prêmios Literatura no Celular e Poesia ao Vídeo
Palavra do Curador Geral da Fliporto Antônio Campos


FLIPORTO DIGITAL


















A Fliporto Digital, instalada no Hotel Armação, reúne um conjunto de mídias uilizadas para divulgação da arte especialmente a Arte Literária no meio digital, democratizando a acessibilidade do público à produção de escritores consagrados ou jovens iniciantes. Seu gestor, o escritor Antônio Campos, acreditando que "O livro é uma forma de resistência e reexistência numa globalização que só trouxe mais exclusão social" tornou-se um incansável pesquisador de novas ferramentas e plataformas digitais para difusão da Arte Literária, valorização do escritor e conquista de novos leitores. Tv latinoamérica.

Este ano, a quarta versão da FLIPORTO disponibilizará para a grande teia, em tempo real, a transmissão de suas atividades artístico-literárias, através da Tvlatinoamérica. Além disso, serão exibidos, durante o evento, vídeos culturais e vídeo-poemas.
Nos sites www.fliporto.net e www.tvlat.tv estarão disponilizados, respectivamente, a programação e o acesso à transmissão ao vivo.Ebooks Fliporto.




Projeto inovador, o "Ebooks Fliporto" disponibiliza livros impressos em formato digital, os comumente chamados de E-books (livros eletrônicos). O projeto tomará outros rumos que serão amadurecidos no próximo ano com a aplicação de tecnologias inovadoras que, sem dúvida, irão surpreender a muitos ainda céticos quanto à difusão da literatura no meio digital. Um projeto, já em estudo, prevê uma área para compra desses livros online e impressão por demanda, ou seja, cada pessoa poderá ter a versão impressa de seu livro digital adquirido.Neste primeiro formato "beta" os escritores e amantes da literatura que têm intenção em publicar, já podem se cadastrar no site: http://www.ebooksfliporto.com/.

2º Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo

O Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo tem a finalidade de estimular a produção, leitura e interpretação de poemas e a divulgação da Arte Poética e seus escritores. O sucesso da edição anteriror fez com que a Curadoria da Fliporto 2008 promovesse esta sua nova edição, agora com a inserção de um júri popular que teve acesso aos vídeos selecionados na primeira etapa da iniciativa através do endereço http://blog.fliporto.net/ E do canal da Fliporto no Youtube.

O número de inscrições excedeu as expectativas e, em quatro dias de votação on line, os canais virtuais disponíveis contabilizaram 112 acessos simultâneos às suas páginas e uma média de 16 mil visitantes.

Os três primeiros lugares serão premiados com 3, 2 e 1 mil reais, respectivamente, com direito a passagens e hospedagem para os quatro dias da Fliporto.

As dez edições selecionadas serão disponibilizadas em DVD e divulgadas no site http://www.fliporto.net/ .


1º Prêmio Nacional Literatura no Celular
Com caráter absolutamente inovador o 1º Prêmio Nacional Literatura no Celular procura acompanhar as novas tendências mundiais de veiculação da Literatura e, no Brasil, é absolutamente inédito. Tecnologia de ponta e inovação ratificam o caráter experimental desta primeira versão que contou com a parceira da Golmobile.

No endereço http://www.fliporto.golmobile.com.br/ estão disponibilizados os textos concorrentes que sofreram uma seleção prévia. Os 10 textos selecionados estarão disponibilizados em página especial no site da Fliporto 2008 www.fliporto.net . Procurando alcançar os avanços constantes da tecnologia digital, planeja-se uma versão com recursos mais inovadores no próximo ano. A premiação consiste em 6 mil reais distribuídos entre os três primeiros lugares.

Poética XXI

A revista Poética XXI pretender atualizar os amantes da poesia com os mais recentes acontecimentos do gênero na WEB. E também estará disponível no estande Fliporto Digital.