domingo, 26 de outubro de 2008

Paulo Freire > Tecnologia

CONCEPÇÃO DE TECNOLOGIA

"Eu constato que a escola está péssima, mas eu não constato que a escola esteja desaparecendo e vá desaparecer. Por isso, então, eu apelo para que nós que escapamos da morte da escola e que estamos sobreviventes: modifiquemos a escola. Para mim a questão não é acabar com a escola, mas é mudá-la completamente, é radicalmente fazer com que nasça dela, de um corpo que não mais corresponde à verdade tecnológica do mundo, um novo ser tão atual quanto à tecnologia".



















Paulo Freire, mesmo não se considerando contemporâneo, não ficou atado ao passado,
mas caminhou com seu tempo. Ele mesmo disse em artigo inédito publicado na revista
BITS em 1984: “Faço questão enorme de ser um homem de meu tempo e não um
homem exilado dele”
(FREIRE, 1984a, p.1).

Freire entendia a tecnologia como uma das “grandes expressões da criatividade
humana”
(FREIRE, 1968a, p. 98) e como “a expressão natural do processo criador em
que os seres humanos se engajam no momento em que forjam o seu primeiro
instrumento com que melhor transformam o mundo”
(FREIRE, 1968a, p.98).

A tecnologia faz “parte do natural desenvolvimento dos seres humanos” (FREIRE, 1968a, p.98), e é elemento para a afirmação de uma sociedade (FREIRE, 1993a, p.53). No
artigo citado, ele ainda afirma: “o avanço da ciência e da tecnologia não é tarefa de
demônios, mas sim a expressão da criatividade humana”
(FREIRE, 1984a, p.1),
reiterando o afirmado no seu livro Ação Cultural para a Liberdade.

O educador acredita que a tecnologia não surge da superposição do novo sobre o velho,
mas o novo nasce do velho (FREIRE, 1969, p.57), desse modo, o novo traz em si
elementos do velho; parte-se de uma estrutura inferior para se alcançar uma superior e
assim por diante.

Fonte
http://www.paulofreire.org/Capa/WebHome