sábado, 8 de novembro de 2008

O que são Podcasts? O que é Podcast? Do que se trata Podquest?

Muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é, realmente, um podcast, e muita gente também confunde podcast com o iPod ou, no mínimo, acha que uma coisa está atrelada à outra. O que é errado.




















Podcast é uma rádio digital com programação personalizada, específica. É um novo tipo de comunicação e mídia, com programas que podem variar de um minuto até mais de uma hora, dependendo do conteúdo. Inicialmente disponíveis apenas em formato de áudio, eles já evoluíram e hoje oferecem também a transmissão de fotos e inclusive vídeos, pela internet.

O termo “podcast”, em si, foi citado pela primeira vez em 12 de fevereiro de 2004, no jornal britânico The Guardian. Ele é formato pela união de iPod (o MP3 player mais famoso e querido no mundo, fabricado pela Apple) e broadcasting, que significa transmissão de dados em massa.

Porém, foi apenas em setembro do mesmo ano que Dannie Gregoire utilizou o termo para descrever o processo inventado por Adam Curry, que se utiliza da tecnologia RSS para a transmissão dos podcasts.

Adam Curry, ex-VJ da MTV, é um dos defensores da viabilidade do podcasting como negócio. “Vai matar o modelo de rádio comercial”, acredita ele, cujo Daily Source Code, com programação diária, tem dezenas de milhares de ouvintes. “A nova geração, como a minha filha de 14 anos, não ouve rádio. Eles estão no MSN, têm seu iPod, seu MP3 player, seu Xbox.”

Os podcasts são arquivos de áudio (variam, dependendo da escolha do podcaster, e de suas disponibilidades técnicas, de formato: MP3, AAC/.M4A, OGG etc.) disponibilizados em sites através de feeds RSS, que são arquivos que utilizam uma tecnologia/linguagem especial que eliminam a necessidade do usuário acessar o site para obter seu conteúdo.










A leitura de arquivos RSS, e mais especificamente, feeds RSS de podcasts, pode ser feita por softwares chamados de agregadores, ou até mesmo, e simplesmente, o iTunes, da Apple, que foi um dos grandes responsáveis pela popularização de podcasts mundo afora, a partir da sua versão 4.9. O iTunes é disponibilizado gratuitamente para download, tanto para Mac quanto para Windows.

A grande diferença entre podcasting e rádios comuns é que nele cada usuário pode personalizar a sua programação. O novo meio permite que o ouvinte faça, escolha e ouça a programação, como e quando bem entender.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A Última Aula

A Última Aula




Tema: Literatura

Nº de Páginas: 256



Data da 1ª Edição:20-5-2008




Sinopse: A sua palestra inspirou milhões de pessoas. Agora já pode conhecer a história que está a mudar muitas vidas.
Quando Randy Pausch, professor de Ciência Computacional na Carnegie Mellon University, apresentou a sua própria Última Aula, tinha 46 anos e um gravíssimo cancro do pâncreas. Por isso não lhe foi necessário fazer um grande esforço para se imaginar na situação.
Randy Pausch estava decidido a viver da melhor maneira o tempo que lhe restava e considerou que aquela oportunidade podia ser única para deixar aos filhos de tenra idade uma imagem positiva do homem que ele profundamente é.
Então, em Setembro de 2007, apresentou a palestra que intitulou:
«Conquistar os nossos sonhos de infância».
A Última Aula de Pausch transmite uma contagiante energia, inteligência e sentido de humor. Foi na realidade uma lição de Vida que está a ser, agora em livro, e permanecerá, uma fonte de inspiração para milhões de pessoas.
Sobre a Universidade Carnegie Mellon
Carnegie Mellon é uma universidade privada de investigação com mais de 10.000 alunos de licenciatura e estudos pós-graduados, que participam numa mistura característica de programas em engenharia, ciência informática, robótica, gestão, ordem pública, belas artes e humanidades.
Sendo uma universidade global, Carnegie Mellon possui pólos em Pittsburgh, Penn., Silicon Valley, Calif., e Doha, no Qatar.
Carnegie Mellon também possui programas na Ásia, na Austrália e na Europa.Em Portugal, Carnegie Mellon estabeleceu um protocolo com o Ministério da Ciência, Educação e Ensino Superior que oferece programas de mestrado e de doutoramento através de várias universidades portuguesas.

Para mais informações, visite http://www.cmu.edu/.

Veja "A Última Aula" de Randy Paush


Carta de George W. Bush



















Entrevistas dadas pelo(s) autor(es):



Correio Manhã - Domingo / Isabel Ramos29 de Junho de 2008

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

FLIPORTO - FEIRA LITERÁRIA INTERNACIONAL



FLIPORTO - PORTO DE GALINHAS, Ipojuca, PE · 06/11 a 09/11












O Brasil literário estava distanciado do resto da América Latina, acredito que a FLIPORTO contribuiu para uma reaproximação. De uma maneira quase informal, possibilitamos uma aproximação entre os escritores com o público que participou ativamente dos painéis. Sempre buscando a troca de experiências, a curadoria organizou os painéis mesclando escritores brasileiros com estrangeiros para ressaltar a diversidade e estimular a troca de experiências. Se as duas versões iniciais da FLIPORTO colocaram a cidade de Porto de Galinhas no calendário cultural do Estado de Pernambuco, a terceira lhe deu um destaque entre os encontros literários nacionais e internacionais.
A partir de uma conjugação de lastro acadêmico atualizado com a vitalidade da presença do autor e do livro, em painéis estruturados conforme motivações estéticas e ideológicas, foi construída uma plataforma leve, ágil, mas consistente e profunda, no trato da literatura. Um formato de evento especial que retrata a experiência intercultural e a partir dela fez evoluir as exposições e debates, palestras, recitais, entrevistas e leituras.
Curiosas oficinas literárias, como a de poesia quéchua pelo peruano Odi Gonzales, chamaram a atenção do público para culturas ancestrais da América Latina, mostrando como a cultura maia, por exemplo, antecipou, em muitos séculos, a linguagem cifrada dos modernos computadores.
Na praia de Porto de Galinhas, antigo porto de escravos, nos dias 06 a 09 de novembro, dar-se-á o encontro/reencontro das etnias: escritores de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, debatendo temas de interesse comum com escritores brasileiros, hispano-americanos, autores portugueses e espanhóis estudiosos do pós-colonialismo, teóricos fundamentais contemporâneos dos estudos inter-étnicos e culturais. E dar-se-á a travessia do Atlântico, mas no sentido inverso ao dos navios negreiros que trouxeram ao nosso continente mais de 9 milhões de escravos, a partir dos primeiros anos do século XVI.
Aos 120 anos da Abolição, celebraremos o significado da África no Brasil e na América Latina, nós, afro-brasileiros, afro-latinos, latino-americanos a congregar os vários desdobramentos da diáspora africana nestes tempos pós-coloniais. Conscientes de suas vastas raízes, sabedores que os próprios iberos colonizadores já traziam dentro de si o sangue norte-africano, após oito séculos em que eles dominaram a península.



















A FLIPORTO acontece de forma descentralizada, com programações literária, social, infantil e gastronômica. Este ano, a festa amplia o leque de opções para os participantes ao incluir um circuito turístico-cultural e um circuito de artes visuais, com exposições de artes plásticas e de fotografia.

Quem estiver à distância, poderá acompanhar as discussões através de uma TV e Rádio ao vivo através da Internet. Tudo dentro da perspectiva característica da FLIPORTO, que não vê a literatura como mero entretenimento, mas como fator educacional de formação humanística, de equilíbrio existencial por meio da imaginação, como parte arquetípica e ancestral da cultura, como princípio ético/estético a preencher o vazio e fortalecer no homem a coragem, a resistência, o gosto da beleza, a busca de si mesmo, a solidariedade e a alegria de, através do texto literário, comemorar o sonho e a magia de estar vivo, por entre a injustiça, o sofrimento e o absurdo.

ANTÔNIO CAMPOS

Fonte:
http://www.overmundo.com.br/

Prestigiando a FLIPORTO 2008
Hotel Armação do Porto - 9 de novembro


9h – Homenagem ao Centenário de Machado de AssisPalestra : Antonio Carlos Secchin (ABL)Apresentação : Aleilton Fonseca(Bahia/Ufba)

















10h - Diálogos para não esquecerJosé Eduardo Agualusa (Angola)conversa com Luis Carlos Patraquim(Moçambique)Pepetela(Angola) conversa com Marcelino dos Santos(Moçambique)
Apresentação: Patrick Chabal
















12h30 - AULA SHOW -José Miguel Wisnik (SP – Brasil)e Arthur Nestrovski (SP/Brasil)Apresentação: Antônio Campos




















13h - SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Solenidade de entrega dos Prêmios Literatura no Celular e Poesia ao Vídeo
Palavra do Curador Geral da Fliporto Antônio Campos


FLIPORTO DIGITAL


















A Fliporto Digital, instalada no Hotel Armação, reúne um conjunto de mídias uilizadas para divulgação da arte especialmente a Arte Literária no meio digital, democratizando a acessibilidade do público à produção de escritores consagrados ou jovens iniciantes. Seu gestor, o escritor Antônio Campos, acreditando que "O livro é uma forma de resistência e reexistência numa globalização que só trouxe mais exclusão social" tornou-se um incansável pesquisador de novas ferramentas e plataformas digitais para difusão da Arte Literária, valorização do escritor e conquista de novos leitores. Tv latinoamérica.

Este ano, a quarta versão da FLIPORTO disponibilizará para a grande teia, em tempo real, a transmissão de suas atividades artístico-literárias, através da Tvlatinoamérica. Além disso, serão exibidos, durante o evento, vídeos culturais e vídeo-poemas.
Nos sites www.fliporto.net e www.tvlat.tv estarão disponilizados, respectivamente, a programação e o acesso à transmissão ao vivo.Ebooks Fliporto.




Projeto inovador, o "Ebooks Fliporto" disponibiliza livros impressos em formato digital, os comumente chamados de E-books (livros eletrônicos). O projeto tomará outros rumos que serão amadurecidos no próximo ano com a aplicação de tecnologias inovadoras que, sem dúvida, irão surpreender a muitos ainda céticos quanto à difusão da literatura no meio digital. Um projeto, já em estudo, prevê uma área para compra desses livros online e impressão por demanda, ou seja, cada pessoa poderá ter a versão impressa de seu livro digital adquirido.Neste primeiro formato "beta" os escritores e amantes da literatura que têm intenção em publicar, já podem se cadastrar no site: http://www.ebooksfliporto.com/.

2º Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo

O Prêmio Internacional Poesia ao Vídeo tem a finalidade de estimular a produção, leitura e interpretação de poemas e a divulgação da Arte Poética e seus escritores. O sucesso da edição anteriror fez com que a Curadoria da Fliporto 2008 promovesse esta sua nova edição, agora com a inserção de um júri popular que teve acesso aos vídeos selecionados na primeira etapa da iniciativa através do endereço http://blog.fliporto.net/ E do canal da Fliporto no Youtube.

O número de inscrições excedeu as expectativas e, em quatro dias de votação on line, os canais virtuais disponíveis contabilizaram 112 acessos simultâneos às suas páginas e uma média de 16 mil visitantes.

Os três primeiros lugares serão premiados com 3, 2 e 1 mil reais, respectivamente, com direito a passagens e hospedagem para os quatro dias da Fliporto.

As dez edições selecionadas serão disponibilizadas em DVD e divulgadas no site http://www.fliporto.net/ .


1º Prêmio Nacional Literatura no Celular
Com caráter absolutamente inovador o 1º Prêmio Nacional Literatura no Celular procura acompanhar as novas tendências mundiais de veiculação da Literatura e, no Brasil, é absolutamente inédito. Tecnologia de ponta e inovação ratificam o caráter experimental desta primeira versão que contou com a parceira da Golmobile.

No endereço http://www.fliporto.golmobile.com.br/ estão disponibilizados os textos concorrentes que sofreram uma seleção prévia. Os 10 textos selecionados estarão disponibilizados em página especial no site da Fliporto 2008 www.fliporto.net . Procurando alcançar os avanços constantes da tecnologia digital, planeja-se uma versão com recursos mais inovadores no próximo ano. A premiação consiste em 6 mil reais distribuídos entre os três primeiros lugares.

Poética XXI

A revista Poética XXI pretender atualizar os amantes da poesia com os mais recentes acontecimentos do gênero na WEB. E também estará disponível no estande Fliporto Digital.

domingo, 2 de novembro de 2008

Educar e Aprender sempre!!!

Seguem as novas descobertas! figuras com animação. Para quem possa interessar, segue alguns passos estudados http://www.bubbleshare.com/
















1- Fazer Cadastro Brawse for photos Blog Álbum Copiar código fonte e ir para o Blog Entre no Modelo (Layout) do seu blog e clique na aba elementos da página.

2-Na barra lateral (ou no rodapé, se seu blog não tem barra lateral), clique em Adicionar um elemento de página. html/javascript – Adicionar Funcionalidade de terceiros Editar html e colar
Salvar e visualisar o blog



Aprendendo Blogar
















Foi com muita satisfacao que realizamos a tarefa de criar Blogs.

E gostoso de fazer e acredito que, além de prazeroso e um instrumento de aprendizagem.

Criando Blogs, consegui mexer no html, copiava de um, colava no outro, visualizava, errava o local e assim por diante. Gostei do resultado final do Blog, porém no futuro, devemos tomar alguns cuidados como por exemplo alguns templates como o que eu utilizei que nao permitem ou nao reconhecem acentos ou outros sinais grafico, o que significa que nao e apropriado para educação.

Não tive maiores dificuldades a nao ser mexer no html de vez em quando. Acredito em um otimo resultado se utilizado na educação, pois todo trabalho de autoria promove a auto-estima do aluno.

Se for divulgado então...

As Web Quests tambám são oferecidas dentro das redes dos LIEs. Estas ferramentas auxiliam muito no processo ensino-aprendizagem e na aquisição de habilidades, pois levam os alunos a pesquisar, explorar a ferramenta, construir seu saber e produzir seu trabalho com autoria propria.

Pretendo alimentar meu Blog com atividades dos alunos e assim que puder, fazer com que os alunos criem seus proprios Blogs, visando sempre a construcao do conhecimento e alicercado por projetos de aprendizagem.


Blog na Educacao















Vários professores ja constataram a importante contribuicao dos Blogs aplicados a educação,
incentiva os educadores a aderirem aos Blogs.

De acordo com a professora, os professores nao devem ficar de fora deste contexto, do mundo virtual que seus alunos dominam. E preciso conhecer a ferramenta e utiliza-la, porém de maneira orientada para que possamos utilizar o melhor da internet.

Usar os Blogs com propostas de pesquisas orientadas (Web Quest), produção de textos, narrativas, poemas, publicacao de fotos, desenhos, etc o Blog torna-se uma importante ferramenta pedagogica.

Permite a interatividade dos alunos e a elaboracao de novos papeis para professores e alunos, onde uns aprendem com os outros.

A elevacao da auto-estima do aluno tambem e priorizada com o trabalho com Blogs, onde o aluno e "autor", manifesta pensamento, sentimentos e opinioes. Deve-se ter cuidado para que o Blog nao se torne um caderno digital onde a contribuicao do aluno e limitada e formal.Porem, deve-se ter cuidado, pois nem todos os Blogs possuem informacoes precisas. Nao sao as melhores dicas para pesquisa.

Uma outra opção, para quem nao tem internet na escola, e construir o Blog em Html, ou até no proprio Word, permitindo que os alunos interajam em rede.

Também as Web Quest podem ser disponibilizadas desta forma. Deve-se cada vez mais utilizar-se da tecnologia, casa contrario, seremos "atropelados" por ela.

E importante cuidar com o objetivo das atividades, procurando sempre desenvolver capacidades e habilidades necessarias para a formacao pessoal do aluno, sua autonomia e conhecimento.

Laboratório de Informática

Neste sábado realizamos diversas atividades em nosso laboratório de informática. Criação de BLOG e outras atividades, relacionada a aplicações pedagógicas de jogos e ferramentas da internet.

Estes são alguns sites visitados:
1. Áreas do Conhecimento e Ferramentas Segue abaixo alguns jogos e sites por nós visitados e selecionados para análise.
1. Matemática: 1. Arquitetura das Escadas - (Escalas, Geometria, Geometria espacial, Medidas, Trigonometria ) http://rived.proinfo.mec.gov.br/.
2. Um Dia na Fazenda - (Ordens de grandeza) http://rived.proinfo.mec.gov.br/. 2. Química: 1. A Química dos Remédios - http://www.labvirt.futuro.usp.br. 2. Solvente no Motor - http://www.labvirt.futuro.usp.br.
3. Física: 1. O Vendedor de Churros - http://www.labvirt.futuro.usp.br. 2. O Salto dos Recordes - http://www.labvirt.futuro.usp.br.
4. Geografia: 1. Jogo de quebra-cabeças (mapas da América Latina, Continentes e outros) - http://www.redescola.com.br/kids/ 2. Estados e Capitais (memória) - http://www.redescola.com.br/kids/
5. Artes: 1. Arte dos Mosaicos - http://rived.proinfo.mec.gov.br/. 2. Catavento - http://www.redescola.com.br/kids/ 2. Descrição dos Sites Educacionais

1. Rede Escola – Portal Kids http://www.redescola.com.br/kids/ Site com conteúdo disponível para professores e alunos. Contém jogos, leituras, material para pesquisa, atividades para imprimir e sugestões de atividades para professores de todas as disciplinas. Os jogos abrangem vários conteúdos porém a interação da criança é limitada. Site de fácil acesso pelas crianças 2.

Laboratório Didático Virtual http://www.labvirt.futuro.usp.br. Site direcionado ao Ensino Médio nas áreas de química e física. Há espaços para pesquisa respondida por professores das áreas. Proporciona simulação de situações (desafios) onde o aluno necessita empregar seus conhecimentos para resolver o problema apresentado.

3. Portal Kids http://www.portalkids.org.br/. Site destinado desenvolver noções cidadania, divulgação de crianças desaparecidas e apoio às famílias. Voltado a prevenção e denúncia de abusos, tráfico de órgãos, em resumo, defesa da criança e direitos da criança e adolescente. Pode ser utilizado por alunos e professores para atividades direcionadas a estes assuntos.

4. Projeto Cesta http://cesta.cinted.ufrgs.br/form.consulta.php Site difícil de acessar. Ao realizar cadastro, há necessidade de aguardar e-mail de retorno, demorado, para poder acessar.

5. Canal Kids http://www.canalkids.com.br/portal/index.php Site colorido e interessante. A parte que se refere à pesquisa é bastante atrativa pois aborda vários temas desenvolvidos em sala de aula. Há jogos são on line. vídeos educativos que abordam temas como cidadania, alimentação, astronomia, trânsito e outros.

O público alvo é o Ensino Fundamental. 6. Rived http://rived.proinfo.mec.gov.br/ Site com alguns jogos e atividades basicamente direcionada ao ensino médio, com possibilidades de download ou jogar on line. Os jogos são em forma de desafios. É um programa de EAD, colocando de forma detalhada todo o desenvolvimento das atividades para o professor realizar com seus alunos (atividades complementares, pré-requisitos de conhecimentos, questões para discussão, conteúdos a serem trabalhados, etc...).

O professor pode também comentar como foi realizada a atividade com os seus alunos.

3. Análise de Outro Portal de Educação Encontramos diversos sites educacionais, mas o que mais nos chamou a atenção foi o http://www.educacional.com.br/ É um site bem diversificado, com projetos, artigos, pesquisa, fórum, blogs, entrevistas, jogos educativos para crianças (separado por idade), para jovens, educadores e pais, e muitos outros tópicos interessantes. Possui uma área de acesso restrito. Os visitantes podem preencher um formulário e terão uma senha temporária para conhecerem melhor os recursos e serviços do site. Os tópicos oferecidos pelo site estão bem distribuídos e são de fácil acesso.

4. Análise e Endereços para buscar aplicações pedagógicas Há muitos jogos a disposição na rede, porém cabe ao professor analisar e selecionar o que há de melhor ou o que se adapta aos seus objetivos. É importante que os jogos sejam atrativos e proporcionem a interação do aluno. Jogos para fixação do conhecimento são válidos se o professor acompanhar e orientar a execução do trabalho.

Acreditamos que os jogos de conteúdo educativo possam contribuir de forma bastante substancial para o desenvolvimento da cidadania, do raciocínio, da personalidade, da interação social e do aprendizado.

Seguem os melhores endereços para buscar aplicações pedagógicas. http://www.cartoonnetwork.com.br/play/ http://www.monica.com.br/diversao/games/fwelcome.htm http://www.smartkids.com.br/ http://www.educacional.com.br/ http://pt.wikipedia.org

Enciclopédia gratuíta que possibilita acréscimos
http://sitededicas.uol.com.br/jogos.htm http://br.criancas.yahoo.net/jogos/index.html http://www.detran.se.gov.br/jogos.asp http://www.jornaleko.com.br http://www.abcdaenergia.com http://www.tiogui.com.br http://www.meninomaluquinho.com.br/jogos/default.asp

A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO




Ensino de Informática e Informática na Educação Quando falamos de ensino de informática, nos referimos àquelas escolas especializadas em ensinar o uso do computador, da máquina, dos recursos tecnológicos, das ferramentas, da internet, etc... Não há uma preocupação pedagógica em desenvolver conteúdo e sim em usar a ferramenta através de um manual programado para tal

A informática na Educação passa por um processo pedagógico. Aprende-se a usar o computador para desenvolver projetos de aprendizagem e auxiliar na construção do conhecimento. O uso da ferramenta está condicionado a necessidade do aluno ou professor. Não aprende-se informática pela informática, mas para resolver uma situação problema ou facilitar a aprendizagem. Não há na Informática na Educação um aprendizado sistemático da ferramenta, não existe manual ou curso de computação. Tem-se por objetivo qualificar e auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Há muita confusão quando se propõe a implantação de Laboratórios de informática nas escolas. A maioria dos pais pensam que o filho terá aulas de "computação". Aprender a usar o computador é inerente ao uso, porém não de forma sistemática ou programada.